Quem conta essa história é Peter Marshall. Um jardineiro encarregado de podar as plantas de uma residência da cidade de Glasgow, Escócia, percebeu que num dos galhos que deveriam ser cortados havia um ninho com dois pequeninos ovos. O jardineiro, então, pediu permissão ao dono da casa para não cortar o galho até que nascessem as avezinhas e naturalmente fossem embora. Assim foi feito. Um mês depois, quando aquele homem retornou, vendo que os passarinhos haviam nascido e o ninho estava vazio, cortou o galho. Antes, porém, examinou o frágil ninho e descobriu entre os materiais colhidos pela avezinha alguns pedacinhos de papel, escolhidos por ela para amaciar o ninho. Entre os papeizinhos havia um pequeno trecho de uma página da Bíblia, em que se lia: “… porque Ele tem cuidado de vós”, parte do versículo de I Pedro 5.7. O versículo completo diz: “… lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.

Aquele passarinho não tinha qualquer conhecimento de que todos os dias dormia sobre a Palavra de Deus. Não é assim conosco também? Deus nos sustenta, cuida de cada um de nós e providencia os meios para continuarmos vivos, até mesmo quando não percebemos sua ação em nosso favor. A Palavra de Deus literalmente sustentava a casa daquele passarinho sem que ele tivesse conhecimento de sua salvação. Seus filhotes estavam diretamente protegidos pela Palavra de Deus, pois dormiam amparados numa promessa feita aos filhos de Deus, mas que também servia àquele ninho: “… porque Ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5.7).

Esteja certo de que a providência de Deus é o lado visível de sua graça. Mesmo quando dela não tomamos conhecimento, ainda assim sua mão trabalha por nós. Por isso o salmista escreve que “aos seus amados Ele o dá enquanto dormem” (Salmo 127.2). Sim, Deus dá o melhor pra nós, até mesmo quando dormimos e ficamos inconscientes, pois Ele está sempre trabalhando para que seus filhos vivam bem.

Portanto, jamais desanime.

Tenho aprendido que Deus quer que eu saiba que Ele está providenciando os meios para que minha vida receba o melhor, para que minha casa não seja destruída, para que meus filhos vivam e aprendam a voar, para que minha esperança esteja sempre firmada naquele que já deu provas suficientes de que Ele não me abandona à minha própria sorte.

Faça você também como o passarinho: simplesmente viva despreocupado, pois a manutenção de sua própria existência é responsabilidade de seu Criador. Trabalhe e lute todo dia, mas sempre consciente de que sua vida depende Dele, do amoroso Deus da Providência. Jesus sabia que podíamos confiar no cuidado do Pai. Por isso, ele insistiu em que olhássemos para os passarinhos, todas as vezes que estivéssemos ansiosos. A razão que Jesus nos dá é significativa. Se Deus cuida de passarinhos, quanto mais de nós, por quem ele enviou o seu próprio filho para nos resgatar da perdição eterna?

Pois, saiba que Jesus ainda hoje continua nos lembrando da Providência do Pai. O que Ele nos diz? “Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem mais do que os passarinhos?” (Mateus 6.26).