É verdade! Fique certo que se dependesse de mim eu já estaria longe (e destruído), mas o Senhor me ama tanto que me mantém ao seu lado. Ele passa os seus braços sobre os meus ombros, me abraça amorosamente e me apresenta a todo mundo dizendo ser eu seu filho. Dá pra acreditar? Justo eu? Eu que já desonrei o seu nome várias vezes… Eu que já caí tanto…

Sempre que caio me lembro que sou um desqualificado, um ingrato, um filhinho de papai que não dá valor ao nome da família; acabo sendo um mocinho ordinário que pensa ser alguma coisa. Mas aí vem meu Pai e me levanta. Ele estende a Sua mão pra mim e diz que entre nós tudo continua como antes.

É muito bom saber que Ele não permite que eu fique no chão. E isso está registrado na Bíblia. Quer ver? “O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.” (Salmo 37.23-24). Mais uma palavra de conforto a mim, o hábil em tropeçar: “… porque sete vezes cairá o justo e se levantará.” (Prov. 24.16).

No início desse ano reencontrei um amigo que não via há 20 anos (papo de gente velha, fazer o quê?). Após vários anos seguindo a Jesus ele caiu feio, desistiu da caminhada, blasfemou diante do nome de Deus e por vários anos cometeu perversidades inomináveis. Em nosso encontro de fim de tarde, aqui em Brasília, ele me confessa. “Eu fiz tudo o que foi possível pra me tornar um ateu, mas Deus não desistiu de mim.”

É isso aí. Deus não desiste de seus filhos. Deus não desiste de mim. Ele sabe do meu esforço pra me manter de pé, mas às vezes levo cada tombo… Então estendo a mão para o meu Pai, que sempre me ergue, e ainda me diz: “Eu confio em você, Samuel. Estamos juntos; vamos em frente”.

Mesmo que eu não tenha forças, Ele vai me levantar com sua mão forte, pois Deus me ama demais para me abandonar no chão. Assim, confesso como Isaías: “[O Senhor] faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Isaías 40.29-31). Também ouço Dele o mesmo que Ele disse àquela mulher salva de um apedrejamento: “vai e não peques mais”. (João 8. 11).

E Ele me põe de pé mais uma vez.