Por onde ando vejo uma multidão de pessoas sonhando com mudanças, com um tempo novo, com melhoras na vida, com algo de bom e inusitado acontecendo num breve momento, rapidamente.

É gente em busca de um salário maior, de uma casa melhor, de uma igreja mais bíblica e equilibrada, de relacionamentos mais saudáveis, de um casamento real e não de fachada. Contudo, aquele que quer salário maior não se qualifica para uma nova função, o outro que deseja uma casa melhor não consegue cuidar nem da casa que tem, a pessoa que anseia por uma igreja mais bíblica e equilibrada não se envolve com nenhum de seus ministérios, aquele  que quer relacionamentos saudáveis não vai atrás de novos amigos, nem frequenta ambientes diferentes dos que tem ido nos últimos anos, o marido ou esposa que espera ter um casamento real não admite erros pessoais, tudo é culpa do cônjuge.

É um mar de pessoas aguardando todo tipo de novidades, mas sem fazer absolutamente nada que realmente possa reverter o quadro em que estão. É gente que sonha com um futuro melhor, mas que não toma uma atitude diferente, pois acabou sendo engolida pela mídia consumista que contamina os desavisados e faz pensar que as coisas acontecem muito facilmente: basta comprar algo novo, basta apostar num desses jogos que diz que você ganhará milhões, basta sair para encontrar os amigos e tomar uma “cervejinha” e tudo se resolve. Bobagens.

Saiba que se você não tomar uma atitude vai envelhecer da mesma forma que se encontra hoje. Parado.

A vida muda quando resolvo – de fato – que preciso mudar, que preciso tomar um rumo diferente, que preciso sair do lugar comum. A insatisfação com o presente é só a metade do caminho, a outra metade é a atitude real pra fazer acontecer, é correr atrás do novo emprego (e se não tiver, inventar um trabalho), é buscar novas oportunidades.

Ficar lamentando o que fizeram com você e as oportunidades que lhe foram tiradas só mina sua capacidade de olhar adiante. Lembre-se de José, o filho de Jacó. Se ele tivesse vivido de lamentações estaria chorando até hoje e jamais teria chegado onde chegou. Ele só cresceu (e cresceu muito), apesar de tudo de ruim que lhe aconteceu, porque não esperou alguém decidir por ele. Antes, decidiu com leveza e graça, mas com resolução. Decidiu viver. Decidiu que toda ruína que jogaram sobre sua vida jamais definiria sua existência como filho de Deus.

José tomou uma atitude, a de viver como um vencedor filho de Deus, mesmo que fosse esquecido numa masmorra pelos amigos e irmãos. Ele decidiu que viveria, que não perderia as oportunidades que Deus haveria de colocar à sua frente. É assim que se vive e caminha pra frente.

Estes aprenderam o caminho de Paulo e declaram com ele: “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fil. 3.13b- 14). Faça isso “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”. (Hebreus 12.2).

Não há outra maneira de experimentar mudanças. A vida mostrará a você.