Definitivamente não dá. A alienação é muito grande! Às vezes, entre um e outro canal, passo por uma dessas redes com “programas evangélicos”. Paro e tento assistir, mas é intragável, pra quem conhece a Palavra de Deus.

Não tenho nada contra os pobres, aliás, nesse país de corruptos sou também mais um pobre lutando pra melhorar de vida. Mas sou contra os pobres de espírito, que só são assim porque sequer abrem o tesouro da Palavra que Deus lhes deu de graça. É gente que entre a Palavra de Deus e a palavra do profeta fica com a palavra do profeta, por mais absurda e contraditória que seja essa palavra. Pra quem não conhece a Verdade, qualquer palavra se torna verdade.

Em sã consciência não dá pra ficar diante desses ambulantes da fé por muito tempo. Aliás, não me lembro de ter assitido a um desses programas evangélicos do início ao fim. De modo geral acabo vendo, na maioria das vezes, um bando de ladrões usando o nome de Deus; tomando o nome de Deus em vão para se enriquecerem.

Boa parte desses pastores mercantilistas é constituída de ateus. Estão apenas disfarçados de pastores. Eles não temem as conseqüências; e não as temem porque não creem em Deus. Colocam na boca Daquele em quem não creem o que Ele nunca disse. Mentem descaradamente! Esses lobos não pregam a Bíblia, porque não a entendem (ou a desprezam). Antes, pregam a si mesmos, pregam suas neuroses, suas convicções egoístas e mesquinhas. Vivem de estorquir os pobres para encherem seus cofres pessoais. A estes Jesus dirá no dia do juízo final: “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” (Mateus 7.23). O contexto bíblico revela que Jesus se referia aos que se levantavam como líderes e pastores do povo.

Definitivamente, não sou esse “evangélico” dos brasileiros manipulados por tele-evangelista em busca de fama própria. Sou sim um cristão no sentido mais puro da palavra. Pelo menos tento ser. Tento ser um pequeno Cristo, que é o significado original do termo “cristão”. E quanto mais eu tento parecer com Cristo, mais me causa asco essa tranqueira toda, dita em nome de Deus, em franca oposição a tudo o que o Senhor pregou e viveu.

Há séculos que os manipuladores usam o nome de Deus e se passam por cristãos para enriquecerem. Certa vez perguntaram a Mahatma Gandhi se ele cria no cristianismo. Sua resposta foi: “No vosso Cristo eu creio, no vosso cristianismo não”.

Deus nos dê sabedoria e entendimento para nos livrar da arrogância disfarçada de evangelismo, do egoísmo vestido de piedade, do mentiroso maquiado de verdade. Deus nos livre da ignorância de seguir quem não segue a Jesus. Jesus censurou duramente aqueles que pregavam a mentira. “Ai de vós, guias cegos, que dizeis: Quem jurar pelo santuário, isso é nada; mas, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado pelo que jurou!”( Mateus 23.16 )

O Evangelho da Palavra é o evangelho da cura sem nenhuma corrente de 21 dias, da graça sem culpas adicionais, do perdão sem qualquer precinho por fora, da presença de Deus sem exibicionismo pessoal. O Evangelho da Palavra é o Evangelho da simplicidade e da inteligência, onde a razão e a fé andam juntas e se sentam nos mesmos bancos, acompanhadas das amigas Hermenêutica e Exegese.

Duas palavras finais. A primeira direcionada às ovelhas: “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”. (Efésios 5.6). A segunda, direcionada aos pastores de si mesmos: “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! —diz o Senhor. Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o Senhor. Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; serão fecundas e se multiplicarão.” (Jeremias 23. 1-3).