Sim, perdoa. Não vale a pena carregar tanto peso nas costas. Não perdoar é andar com uma bomba-relógio no coração. A cada dia que passa resta menos tempo de vida feliz, de vida abundante. Quando não perdoo, acabo ouvindo o tic-tac da bomba me lembrando que essa coisa vai explodir a qualquer momento.

Desisti de esperar pedidos de perdão que nunca vieram. Também noutros tempos cansei de pedir perdão aos meus ofensores, crendo que dessa maneira eu poderia contornar o conflito. Bobagem! Isso não resolve. O que resolve é perdoar, e isso é algo que tem início no íntimo de quem sofreu a afronta. Jesus exorta a mim e aos que estão ao meu lado sobre o que Deus fará, “se do íntimo vocês não perdoarem cada um a seu irmão” (Mateus 18.35). Veja bem: “se do íntimo”. É lá dentro, no íntimo do coração que tudo deve acontecer. Porque, se lá “no íntimo” ocorrer o perdão, então todo o restante do corpo receberá os frutos abençoadores dessa ação.

Já aprendi que quando alguém me ofende ele está apenas tentando jogar sobre mim o seu próprio lixo. Então, perdoar é me livrar do lixo que tentam jogar sobre mim. Aprendi também que a ofensa é como veneno de aranha que, uma vez inoculada, liquidifica a vítima por dentro, transformando-a numa casca ambulante. O envenenado pela ofensa fica apenas com aparência de vida, mas já está morto por dentro.

O perdão, contudo, é o antídoto. O perdão neutraliza o veneno do dardo inflamado e me mantém de pé e muito vivo, a despeito da agressão, do atrevimento, do desprezo, da armadilha. Fique certo, o perdão me livra dessa tranqueira toda, malcheirosa, que atrai moscas pra perto do meu inconsciente. Eu é que sou liberto quando perdoo o meu agressor.

Deus já sabia que os perversos iriam tentar tirar a minha paz. Por isso Ele me consola dizendo: “A minha paz voz dou.” Sabendo disso, quando sou agredido olho bem de perto nos olhos de Jesus, pois ele é “homem de dores que sabe o que é padecer” (Isaías 53.3), e me consolo em Sua Paz. Mesmo quando o agressor não me pede perdão, e sequer reconhece o seu erro, entro no meu quarto e oro a Deus. Declaro em alto e bom som que estou perdoando tudo o que ele fez e tramou contra mim.

Eu obedeço a Jesus que me diz: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6.6). A recompensa? A recompensa é uma vida abundante, sem neuras, uma vida totalmente desencanada e feliz. Eu garanto que se você fizer o mesmo, a bomba relógio será desativada, o veneno vai ser neutralizado e você voltará a ser quem sempre foi, um perdoado por Deus, que sabe que o melhor caminho ainda é o do perdão.

Se um dia você for surpreendido com o ofensor à sua frente lhe pedindo perdão, ótimo. Mas quando ele fizer isso, só ele será liberto, porque você já foi faz tempo…