Samuel Harris, um pregador pioneiro no Estado de Virgínia, nos Estados Unidos, teve um encontro com um devedor seu e lhe disse que a sua família estava muito necessitada. Por isso, pedia que pagasse o que devia.

 

__ Eu não posso (foi a resposta).
__ Eu quero trigo, e o senhor tem muito
__ Mas eu preciso dele.
__ Quando, então, me pagará?
__ Quando o senhor me cobrar judicialmente.

O pastor Harris foi orar e disse: “Senhor Jesus, será da tua vontade que eu deixe de cuidar da tua causa para processá-lo, ou mostrarás outro caminho a seguir?” E a resposta de Jesus a Harris foi: “Harris! Continua a pregar a minha palavra e eu ficarei sendo o fiador.” O pregador, então, mandou um recibo ao devedor.

__ Mas eu não lhe paguei (disse o devedor).
__ O senhor disse que não pagaria sem ser cobrado judicialmente e eu já o processei perante o tribunal divino e Jesus prometeu pagar-me; e eis aí o recibo. (replicou o Rev. Harris).

 

Em pouco tempo Samuel Harris recebeu o pagamento da dívida.

Não é assim que devemos agir? Devemos nos empenhar, como fez Samuel Harris, sem nos esquecermos de que a causa deve ser posta nas mãos do Senhor. Quando nada podemos fazer só nos resta deixar que Deus faça. E Ele sempre faz o que deve ser feito para que a justiça prevaleça de tal maneira, que a misericórdia não seja esmagada pela soberba e pela corrupção.

Entregar a causa nas mãos de Deus é sempre uma melhor opção, do que gastar energia com o que não é reino dos céus. O Senhor é quem resolve tudo de fato. Por isso, não permita ser absorvido em obras que não têm a aprovação Dele e ainda minam toda a energia. A Bíblia nos motiva a entregar a Deus todas as nossas questões. Ela diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará” (Salmo 37.5). Também nos ensina: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá: jamais permitirá que o justo seja abalado”. (Salmo 55.22). Fazer isso é descansar debaixo do cuidado de Deus; é entender que a nossa luta é, antes de tudo, a luta do nosso Senhor.

Não tenha dúvida de que fazer o que Samuel Harris fez não é fácil, mas é o que deve ser feito. Na verdade, é a melhor saída, quando a solução de um problema não depende de nós, e sim unicamente daquele que já deu provas de que tem cuidado de cada um de nós.